segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Futebol e a Seleção continuam

No caso de derrota, o torcedor brasileiro tem de ter em mente que a seleção enfrentou uma das mais fortes seleções do planeta. Tivesse pela frente a Alemanha, a Argentina ou as alijadas Itália, Inglaterra e França, os problemas poderiam ser os mesmos. Não importa se as três últimas deixaram o Mundial mais cedo. Tivesse continuado, e certamente seria uma pedreira para o Brasil. É briga de cachorro grande. E futebol é apenas futebol. O país não vai parar em razão de um jogo.Não deve,nem pode. Ficar triste com um resultado negativo (que pode perfeitamente ocorrer), tudo bem. Faz parte do jogo. Mas encher a cara, quebrar o patrimônio alheio ou esperar os jogadores aos palavrões e ameaças, não nos dará a taça. Nem eles merecem. Foram convocados, apenas isso. Se forem os melhores ou não, é outra história. E nos quase 40 dias que estiveram sob o comando da CBF, submeteram-se as regras, viveram quase que sob regime de Convento.
Nosso futebol é bom? Claro que sim. Ainda é um dos melhores do mundo?Lógico que é. Mas não tem mais os craques das seleções de 58, 62,70 ou 82. Decididamente, não. Pratica um futebol comum, como qualquer outro. Pragmática como o seu técnico, seu futebol já não encanta. Não encanta mesmo. Não nos enganemos sem necessidade. Essa optou por resultados. Paciência! Quisesse atuar de uma forma mais alegre, mais brasileira, o Dunga teria convocado o Ronaldinho Gaúcho, o Ganso, o Léo Moura na lateral, enfim. Mas ainda assim podia ganhar a Copa? Podia claro que podia. A seleção é igual a qualquer outra.
Aliás, foi isso –e apenas isso- que o ex-cracaço Cruyff quis dizer quando afirmou que atualmente não pagaria para ver a seleção brasileira jogar. Andam falando bobagens sobre a sua declaração. Ele não é o único a pensar assim. Boa parte da nossa crônica esportiva tem batido na mesma tecla. E milhares de torcedores também. Ele não disse que a seleção do Brasil não venceria a da sua Holanda. Absolutamente, não! O que deixou claro, muito claro, é que a nossa seleção não passa de um time igual a outros que estão na África, sem o mesmo bom futebol e o virtuosismo que ele viu no passado e que esperava encontrar na seleção do Dunga. Só isso! O mais é chanchada de garotinho bobo que não sabe, mas não sabe mesmo, o que chamam de grande seleção, de bom futebol é que absolutamente não viu as nossas seleções com um Gerson. Rivelino,Clodoaldo,Falcão,Zito, Djalma Santos, Didi,Garrincha,Pelé, Zagalo,dentre alguns. Só isso! É isso aí!
Jorge Martins é Jornalista - Presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Esportivos

Nenhum comentário:

Postar um comentário