segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Campeão Brasileiro 1970 - Troféu Taça de Prata



CAMPEÃO DA TAÇA DE PRATA - 1970
È verdade que não se chamava Campeonato Brasileiro, até porque era a primeira competição que se realizava fora do eixo Rio-São Paulo e com a tutela da antiga CBD criando assim a Taça de Prata.
O critério de escolha para essa primeira competição foi o de convite. Nos anos posteriores já com o nome de Campeonato Brasileiro (1971 em diante até hoje) passou a prevalecer o critério das colocações nos campeonatos estaduais, onde cada Estado tinha um número de vagas; por exemplo: O Rio tinha quatro vagas, São Paulo cinco e os outros colocados (do quinto em diante) eram distribuídos entre a Taça de Prata e a Taça de Bronze. Aliás numa dessas edições o Campo Grande do então técnico Paulinho de Almeida conquistára a Taça de Prata (equivalente a segunda divisão) e o Olaria a de Bronze (equivalente a terceira divisão). Anos depois veio o critério de acesso e decesso expurgando os convites e as colocações nos Estaduais.
A Taça de Prata (1970) teve seu início logo após o Brasil se sagrar tricampeão mundial, no México, participando equipes convidadas de São Paulo, Minas, Bahia, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro,
A partida decisiva ocorreu no Maracanã, a véspera do Natal em 20 de dezembro, com o Fluminense empatando com o Atlético Mineiro em 1 x 1, com gol de Mickey, descontando Vaguinho para o Atlético/MG. Com um público pagante de 112.403 que coloriram o Maracanã de grená, verde e branco propiciando a excelente arrecadação de Cr$ 535.419,50.
O Fluminense foi a campo assim: Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho); Denilson e Didi; Cafuringa, Cláudio, Mickey e Lula Técnico: Paulo Amaral. O Atlético/MG: Renato; Nélio (Zé Maria), Humberto, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Vaguinho e Tião. Técnico: Telê Santana.
Ao apito final de José Faville Neto (FIFA-SP) o Flusão conquistava o título de Campeão da Taça de Prata, que na realidade era o primeiro Campeonato Brasileiro, já que o vencedor Fluminense e o vice Palmeiras, conquistavam o direito de representar o Brasil disputando a Copa Libertadores da América.
Já na época a competição Taça de Prata era “chamada de Campeonato Brasileiro”, tal fato se confirma na edição da Revista Placar (Editora Abril-SP), da época, onde pode-se constatar o título da capa: “FLU É O CAMPEÃO DO BRASIL”

Nenhum comentário:

Postar um comentário